Menu

#LadoB: Rafaela Cadar: Muhammara ( pasta de Pimentão com Romã )

0 Comment


Toda semana queremos mostrar histórias de pessoas que amam culinária mas não são profissionais da área (ainda, para alguns) e essa semana trouxemos a Rafaela Cadar, administradora que ama viajar e replicar as receitas que aprende nos países que visita- já conheceu 23 países – .

Ela ensinará uma receita incrível de muhammara, pasta síria de pimentão e romã, perfeita para diversas ocasiões, principalmente aqueles encontros com amigos e família.

” Minha relação com a gastronomia veio por parte das minhas avós, descendentes de italianos, que sempre cozinharam muito bem, e dos meus pais que sempre tiveram a tradição de fazer churrasco e cozinhar para reunir a família. No entanto, eu só fui começar a me interessar por colocar a mão na massa depois dos meus vinte e poucos anos, assistindo programas de culinária internacional e descobrindo que eu podia replicar os pratos que eu já havia experimentado nos países que eu já visitei com algumas modificações e usando da criatividade.

A culinária árabe sempre foi muito presente na minha vida, até porque minha família tem laços muito fortes com a síria, tanto que sempre passamos o natal na embaixada Síria de Belo Horizonte, com um banquete de natal árabe! Minha mãe e minha avó, que não são árabes, aprenderam a cozinhar esse tipo de culinária por conta da família do meu pai e me ensinaram as receitas.

No ano passado precisei juntar dinheiro e como auxilio a minha renda mensal comecei a vender pastas árabes, como babaganoush, hummus e muhammara, esse último com algumas alterações e toques meus, já que aqui no Brasil não conseguimos achar o pimentão (bem apimentado) que é utilizado na Síria e eu queria usar minha criatividade. A muhammara se tornou um sucesso, por ser de fácil congelamento, e ter uma variedade enorme de utilizações, como, por exemplo, molho de macarrão, pasta, acompanhamento para peixes e frangos… Sempre salva quando temos visitas em casa!” 

MUHAMMARA – PASTA ÁRABE DE PIMENTÃO VERMELHO E ROMÃ

INGREDIENTES

  • 1 cebola grande ou 2 pequenas
  • 5 dentes de alho
  • 6 pimentões vermelhos
  • Meio maço de salsinha
  • Cominho à gosto
  • Páprica doce à gosto
  • Páprica picante a gosto
  • Sal à gosto
  • Azeite de oliva
  • Pimenta do reino à gosto
  • Se gostar de apimentado, uma pimenta dedo de moça
  • Duas colheres de sopa de melaço de Romã
  • 200g Gramas de nozes

MODO DE PREPARO

Refogar no azeite a cebola, o alho e o pimentão cortado em cubos com os temperos por cerca de 20 minutos ou até estarem bem macios. Caso esteja pegando o fundo da panela, vai jogando um pouco de água para desgrudar o fundo.

Abaixe o fogo e coloque o melaço de romã aos poucos de vá provando, pois alguns são mais ácidos ou mais doces. Você pode equilibrar ao seu gosto com mais melaço ou limão, ou um pouco de açúcar caso esteja muito ácido.

Coloque a salsinha e bata no liquidificador até virar uma pasta, podendo ser mais homogênea ou com pedacinhos, dependendo do seu gosto.

Junte as nozes e pulse algumas vezes para que fiquem em um tamanho que se sinta a crocância.

Experimente e equilibre o tempero.

Sirva quente ou gelado com pão, ou salada. Congela muito bem, e fica ótimo em cima de peixes, frango e até mesmo como molho de macarrão.

 

Gostou da receita? Tem alguma que gostaria de compartilhar? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *